Alertas que vem de Deus





Jeremias 40: 13-16

13- Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos, que estavam no campo, vieram a Gedalias, a Mizpá.

14-  E disseram-lhe: Bem sabes que Baalis, rei dos filhos de Amom, enviou a Ismael, filho de Netanias, para tirar-te a vida. Mas, Gedalias, filho de Aicão, não lhes deu crédito.

15- Todavia Joanã, filho de Careá, falou a Gedalias em segredo, em Mizpá, dizendo: Irei agora, e ferirei a Ismael, filho de Netanias, sem que ninguém o saiba; por que razão te tiraria ele a vida, de modo que todos os judeus, que se têm congregado a ti, fossem dispersos, e perecesse o restante de Judá?

16- Mas disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá: Não faças tal coisa; porque falas falsamente contra Ismael.


Existem vezes que Deus nos alerta de forma direta, falando diretamente conosco, há outras vezes que Ele nos envia pessoas para nos alertar. 

Gedalias era o governante que Nabucodonosor havia deixado em Judá, para governar as pessoas que restaram do povo. Gedalias, ao que tudo indica, era um bom líder, mas não soube diferenciar e nem pedir orientação a Deus sobre quem entrava e saía da sua vida. 

Até que Joanã e os príncipes dos exércitos foram até Gedalias e o alertaram, mas ele simplesmente duvidou que Ismael fosse capaz de fazer isso e ainda disse que Joanã falava falsamente contra Ismael. Isso lembra aquele versículo em Jeremias 17:5 que diz: Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

Não podemos confiar cegamente nas pessoas, não sabemos as intenções do coração de ninguém, mas Deus sim. 

Não podemos fazer do braço de carne nossa confiança e de que as pessoas nunca vão trair mossa confiança e que nunca serão ofensivas conosco, afinal, não podemos esperar das pessoas, devemos esperar em Deus. 

Gedalias estava sendo alertado. Mas simplesmente não acreditou, ou por inocência ou por orgulho. 

Mas isso não foi ruim apenas para ele, porque quando desobedecemos a Deus, muitas pessoas inocentes podem acabar pagando, pois no capítulo 41 do Livro de Jeremias, mostra como Ismael engana Gedalias e além de o matar, quer levar o povo cativo. Essa história mostra como o povo poderia ter assumido uma nova posição de obediência diante de Deus, mas como isso foi prejudicado por conta de atitudes impensadas. 

Ouvir conselhos, principalmente os de Deus, evitam dores desnecessárias. Que não confiemos cegamente nas pessoas, mas que nossos ouvidos estejam atentos para ouvir as instruções que vem de Deus, seja de forma direta ao falar conosco ou usando outras pessoas.

Que a obediência a Deus seja o nosso Padrão, Ele sabe como nos direcionar, resta a nós confiar e obedecer, mesmo que nem sempre a gente consiga entender. É sempre melhor obedecer, afinal, Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; (1 Samuel 15:22).

Os frutos da obediência é sempre o melhor a serem desfrutados.




Postar um comentário

0 Comentários