O que fazer quando o maná acaba?

Paisagem, Mudança, Clima, Natureza, Céu, Ciclo

E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do trigo da terra, do ano antecedente, e os filhos de Israel não tiverem mais maná; porém, no mesmo ano, comeram das novidades da terra de Canaã. (Josué 5.12) (Versão: Bíblia Almeida Revista e Corrigida- ARC) 

Que Deus mandou o maná do Céu para o povo de Israel é bem conhecido por todos nós, que Deus supriu a necessidade do povo no deserto não nos resta dúvidas, mas por que o maná cessou?

O povo israelita estava quase chegando a Terra Prometida, estavam a sua margem, já haviam atravessado o Rio Jordão a seco, mas o maná ainda existia. Eles haviam comemorado a Páscoa, um acontecimento que marcou a história, pois seus pais haviam saído do Egito, sendo que todo ano ocorria, mas tenho para mim que essa era uma páscoa diferente, era uma páscoa que eles sabiam que não seria igual, assim como na primeira páscoa comemorou-se a saída do Egito, nessa, eles estariam comemorando o início de uma nova jornada e tomar posse daquilo que Deus havia dado em herança a eles: A Terra Prometida. 

Durante 40 anos sendo alimentados por Deus com água, maná e os suprimentos necessários para a sobrevivência deles, eles se deparam com a questão: o maná acabou? Mas havia um porém (eu amo esses porém's na Bíblia), o maná havia cessado, porém no mesmo ano eles comeram das novidades da Terra de Canaã.

O que me chamou atenção nessa passagem é que o maná havia cessado, mas que no mesmo ano eles comeriam de coisas que nunca experimentaram, eles comeram das novidades que Deus tinha preparado pra eles, ele estariam vivendo o novo de Deus.

2019 acabou, 2020 chegou, não sei se no seu ano anterior você tenha estado no deserto, sendo alimentado por Deus com maná, mas uma hora você há de chegar a Terra Prometida  e lá comerá das novidades que Deus já preparou para você, você vai viver tudo aquilo que o Ele já preparou pra você. 

Mas um conselho a todos nós: Que não deixemos que o fato de estarmos comendo as novidades da terra de Canaã nos faça esquecer da dependência de Deus enquanto estivemos no deserto. 

Somos tendenciosos a nos esquecer de Deus quando tudo vai bem, assim como Israel mais tarde fez, mas que não estejamos com Deus pelo que Ele pode nos dar, mas por simplesmente querermos estar juntinhos dEle, porque a Presença dEle nos é mais do que suficiente e nos basta. 

Independente de como seja o ano novo, que seja na dependência de Deus, porque Ele sempre sabe o que faz. 

E se o maná cessar? Ah, você vai comer das novidades que Deus já preparou para você, o Pai não te abandona. Ele disse que cuidaria de nós, Ele não falha em Suas Promessas. Ele sabe o que faz, a nós cabe confiar, porque se quisermos e formos obedientes comeremos o melhor dessa terra (Isaías 1.19).

Então o que fazer quando o maná acabar? Continuar a confiar em Deus e crer que viveremos as novidades que Deus já preparou para nós ♥



Postar um comentário

0 Comentários