A escolha de Deus






1 Samuel 16:1

Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

Quando Deus pede que o Profeta Samuel vá até a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como rei de Israel, Deus não específica um, apenas diz que dentre um deles seria o futuro rei. 

Quando pensamos de forma rápida, não seria mais fácil Deus dizer a Samuel qual dos filhos de Jessé seria o futuro rei? Afinal, Samuel iria direto  ungir o escolhido.

Então quando Samuel põe os olhos em Eliabe, logo diz: "Certamente está perante o Senhor o seu ungido. (Versículo 6)" mas Deus logo diz: "Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. (1 Sm 16:7)" 

Então depois Jessé faz passar Abinadabe, mas também não era ele.

Então passa Samá, mas também não era ele.

Passa então os outros filhos, mas não também não eram eles.

Samuel, vendo que o último ali presente já havia passado, logo disse: "Acabaram-se os moços?"

Então Jessé se lembra do menor, de Davi. 

Davi estava no campo apascentando ovelhas, trabalhando. Estava aprendendo hoje, o que faria amanhã. Até então estava apascentando ovelhas, mas depois iria apascentar o povo de Deus, Israel.

Poderia ser mais fácil Deus dizer a Samuel que o escolhido era Davi, mas era necessário que as demais opções fossem vistas. Não era o mais bonito que Deus tinha escolhido, era o que tinha marcas que tinha sido escolhido. Marcas de sol, marcas de lutas, marcas de choro, mas marcas de alegrias. 

Tinha sido o menor, tinha sido Davi. 

Que a gente não queira pular as etapas e os processos. Se Davi pula o urso e o leão, talvez ele não teria autonomia para enfrentar o gigante.

Davi era a escolha de Deus, ainda que para Jessé ele não fosse. E tudo bem, se formos a Escolha de Deus, isso basta.

Lembremo-nos: é melhor ser Davi no campo sendo Escolhido por Deus e recebendo Sua Aprovação, do que agradando aos outros e recebendo a desaprovação de Deus.

Processos são necessários e são válidos para a nossa vida, tem um propósito cada processo.

Não pulemos ele.




Postar um comentário

0 Comentários