O poder do Recomeço




 Rute 1: 1-3

1: E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; 2: E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. 3: E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,

Oiii gente, antes de irmos para o texto, quero dizer que não me esqueci de vocês, fiquei algumas quartas-feiras (que são os nossos dias de postagem ♥) sem publicar textos, mas Obrigada, a Deus, a minha família e a vocês que nos acompanham, que cada texto ajude vocês em algo, estou aqui caso precisem, me desculpem pelas falhas e não se esqueçam: Jesus te ama incondicionalmente

Vamos ao texto ♥

Nesse contexto, Belém está tendo uma escassez de pão e de alimento, contudo, o significado de Belém é "Casa do Pão", mas nesse momento, a Casa do Pão, estava com falta de pão, isso nos leva a lembrar que muitas vezes enfrentamos momentos difíceis e até de escassez, falta pão pra saciar a fome, mas que não devemos tomar caminhos precipitados para saciar a fome. Mas com isso, Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom, decidem ir peregrinar nos campos de Moabe, eles decidem sair de um lugar que está com falta, mas que ainda continua sendo local de alimento, para ir para um local que aparentemente havia alimento, mas que não trazia Paz. 

No versículo 4 do Capítulo 1, diz que eles ficaram ali quase 10 anos, uma peregrinação, acabou se estendendo a anos, um ano vinha, outro seguia e eles permaneciam onde não deveriam estar. Os filhos cresceram e se casaram com mulheres moabitas.

Mas com isso, infelizmente, começam a ter perdas...

A primeira perda foi a de Elimeleque. Noemi se torna viúva e ele morre, provavelmente não foi sepultado em Belém, mas em uma terra estrangeira, numa terra que não deveria estar, não foi sepultado em sua terra natal.

Tempos depois, Malom e Quiliom morrem e Rute e Orfa também se tornam viúvas, ficando as três desprovidas de sustento, porque naquela época o sustento vinha do homem, as viúvas não recebiam tanto assistência, MAS, ahhh, eu gosto demais de um "Mas" na Bíblia...

No Capítulo 1:6, diz: Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. 

Ela ouve que o Senhor tinha visitado seu povo, lhes dando novamente Pão.

Chega um momento da nossa vida que precisamos NOS LEVANTAR E TOMAR UMA DECISÃO. Ela se levanta e diz que vai retornar... mas no Caminho de retorno, ela diz as suas noras que elas podem retornar para a casa da mãe delas, ao povo delas, aos costumes delas, Orfa beija e se despede de Noemi, mas Rute a pede para que não insistas para que ela a deixasse: 

Rute 1:16-17

16: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; 17: Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Tem um hora que precisaremos voltar, pois se estamos no caminho errado, voltar atrás não é sinônimo de retroceder, mas de avançar. 

Então ela volta.

Noemi volta para a sua terra, volta para a sua parentela, volta para a Belém, volta para a Casa do Pão. 

Quando vezes nos falta Fé e Confiança em Deus de que o mesmo Deus que cuidou de Israel no deserto por 40 anos, também nos sustentará seja por quantos anos forem, Ele é o mesmo pra nos sustentar e nos guardar até o fim.

Não precisamos dar passos em caminhos e rotas que não deveríamos. 

Na busca pelos "campos de Moabe" eles se distanciam dos Campos de Belém, é necessário que entendamos que estar em Belém, ainda que com falta de pão, é muito melhor do que estar em Moabe aparentemente se alimentando, mas perdendo quem e o que amamos.

Mas, 

Uma hora a gente chega ❤️

Rute 1:22 - Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.

O caminho de retorno pode até ser difícil e dolorido, podemos ter perdas no caminho, podemos até achar que não vamos conseguir, mas GRAÇAS A DEUS, uma hora a gente chega.

A gente chega novamente a Belém, a gente chega novamente a Casa do Pão, a gente chega novamente do lugar que nunca deveríamos ter saído, voltamos novamente a Jesus, nós voltamos. 

Ainda que cansados, ainda que com dores, ainda que chorando, mas voltamos para Jesus. Estar com Jesus é muito melhor do que estar em qualquer outro lugar, "Moabe" pode até aparentemente ser atrativa e parecer ser melhor, mas estar em Belém é ter a certeza e a garantia que pode até estar faltando Pão, pode até estar com escassez de pão, pode até estar com dificuldades, mas que Belém nunca deixou de ser Casa do Pão e que novamente, o Senhor visita o Seu povo e traz refrigério e alimento, afinal, Deus sempre supre nossas necessidades, Ele é Fiel pra nos guardar e nos alimentar.

E não se esqueça: Deus alimentou o povo 40 anos no deserto, seus problemas e dificuldades não são nada perto de Deus, que do nada faz tudo, que na ausência provê e que na ausência de pão, faz chover maná do Céu. 

Ele continua o mesmo, Ele faz milagres.

Ora, entrega pra Deus e confia, permanecer em Belém é melhor do que ir a outros campos, é o Bom Pastor que nos conduz a pastos verdejantes e não somos nós que o procuramos. Não vá em busca dos campos, o Bom Pastor tem Pastos Verdejantes e nos guia mansamente a águas tranquilas.

Descanse em Deus, há beleza em descansar nEle. ♥ 




Postar um comentário

0 Comentários