O Início, o Meio e o Fim




 Juízes 16

28. E Sansão orou ao SENHOR, dizendo: – Ó Senhor, meu Deus, peço que lembres de mim. Por favor, dá-me força só mais esta vez. Deixa que eu, de uma só vez, me vingue dos filisteus, por terem furado os meus olhos.
29. Então agarrou as duas colunas do meio, que sustentavam o templo. Com a mão direita numa coluna e a esquerda na outra, jogou todo o seu peso contra elas
30. e gritou: – Que eu morra com os filisteus! Em seguida deu um empurrão com toda a força, e o templo caiu sobre os governadores e todas as outras pessoas. E assim Sansão matou mais gente na sua morte do que durante a sua vida.


Durante toda a sua vida, Sansão foi criado e orientado para ser quem Deus queria que ele fosse, a história de seu nascimento é uma das mais bonitas pra mim, onde Deus diz o que ele poderia ou não fazer, além dos mandamentos que Deus havia dado a Moisés que havia transmitido ao povo, mas infelizmente, Sansão quando cresce, não quer obedecer aos Estatutos Divinos e decide viver por conta própria, se envolve com mulheres de povos pagãos e mulheres cujas condutas, não eram conforme Deus se agradava. A verdade é que infelizmente, Sansão gostava de brincar com o pecado, gostava de ficar na beira do precipício das escolhas ruins e sofria as consequências delas.

Quando Deus se ausenta dele, ele nem permanece, mas ele acaba  revelado seu segredo mais íntimo a quem não deveria, ele abre o coração para alguém que não deveria ter nem aberto a boca, tudo porque mais uma vez, seu coração que para as coisas de Deus se tornava tão duro, para cair em conversas erradas se tornava tão sensível. Não conseguia obedecer a Voz de Deus, mas bastava alguma mulher da qual ele se afeiçoava fazer drama ou chantagem, que ele contava seus segredos.

É triste, mas se não nos atentarmos à Voz de Deus, podemos ter um trágico fim.

É lindo saber que mesmo que a história dele não tenha sido a de um juiz empático e amoroso, ou a de um juiz corajoso como foi Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Jefté e como outros não citados, ainda assim ele aparece na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.

Deus não se atenta se começamos bem e se estamos indo bem, isso é válido sim para Deus e Ele se importa com isso, afinal, isso diz respeito a gente e Ele se importa conosco, mas Ele se atenta para o nosso final.

Gostamos de falar sobre o início e até o meio, mas não gostamos de pensar no final, pois ele remete ao nosso fim, mas se estamos numa Corrida, estamos querendo a Linha de Chegada, mas há quem pare no meio do Caminho.

Que oremos para que sejamos sensíveis à Voz de Deus, para que vivamos uma vida que agrade a Deus, pois há contentamento nisso, porque na realidade, nossa alegria é agradá-Lo.

Que o exemplo de Sansão nos faça refletir que o fim é tão importante quanto o início e o meio.

A vida é sim uma corrida, mas não é sobre quem chega primeiro, mas quem com confiança e fé em Deus, alcança e ultrapassa a Linha de Chegada.



Postar um comentário

0 Comentários