Valorizando a Presença de Deus

 


1 Samuel 4

21. E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido.

22. E disse: De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus.

A Arca da Aliança simbolizava a Presença de Deus, simbolizava a bênção de ter o Senhor perto, simbolizava o cuidado de Deus e a Aliança firmada e estabelecida com todo o Israel. 

Israel estava em guerra com uma das nações vizinhas, com os filisteus, que eram seus inimigos de longa data, só que nessa guerra eles estavam perdendo, Israel estava em desvantagem. Na tentativa de ganherem, trazem a Arca da Aliança para a batalha, sendo que a Arca era totalmente sagrada, portanto apenas os levitas poderiam tocá-la, pois eram da Tribo de Levi e seperados para o serviço ao Senhor.

Mas, apesar da Arca da Aliança já ter sido usada em guerras ou ter sido usada sempre à frente do povo, como foi o caso da passagem pelo Jordão quando o povo passou sob a Suprema Liderança de Deus e de Seu servo Josué.

Mas a diferença de contextos se dava na forma como povo estava em relação a Deus, pois nessa passagem eles queriam apenas as bênçãos que a Presença de Deus os proporcionava, mas não queriam de fato estar com Ele. 

O povo de Israel, no caso os homens de guerra, levaram a Arca da Aliança apenas para vencer, como se fosse a última e decisiva chance de vencer, e apesar do povo inteiro comemorar e estarem felizes com a Arca da Aliança perto deles, de sorte que o clamor e o grito de alegria do povo foi ouvido de longe. "Quando a arca do pacto do Senhor chegou ao arraial, prorrompeu todo o Israel em grandes gritos, de modo que a terra vibrou." (1 Samuel 4:5)

Mas o que realmente fica de pergunta é: A Arca da Aliança estava com eles, mas a Presença de Deus também estava?

Após Israel ter perdido a batalha, os filisteus levam com eles a Arca da Aliança e os filisteus a colocam no templo de Dagom, que era um de seus deuses, mas algo inesperado acontece: por duas vezes, a estátua de Dagom cai perante a Arca da Aliança e fica com o rosto em terra (Capítulo 5). Afinal, o nosso Deus é o ÚNICO E VERDADEIRO DEUS.

Mas após a notícia ter chegado aos ouvidos de Eli e de sua nora, esposa de Fineias de que Hofni e Fineias haviam morrido e de que a Arca do Senhor havia sido levado, a esposa de Fineias, estando 

 em trabalho de parto dá a luz a um menino, mas como estava  debilitada as parteiras para animá-la dizem que lhe nasceu um menino "E, na hora em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem deu atenção a isto." (1 Samuel 4:20)

Embora estivesse nascendo uma criança, não havia motivo para comemoração, afinal, o avô, o tio e o pai da criança haviam morrido, e o mais triste, a Arca da Aliança havia sido levada de Israel, a Presença do Senhor não estava com eles.

Isso nos lembra de que por mais que haja o nascimento de algo em nossas vidas, nada vai compensar e não haverá alegria se Deus não estiver conosco. Se a Presença de Deus não estiver em nós e conosco não haverá motivo para festas e nem comemorações. 

Deus é o Único que pode trazer para as nossas vidas Alegria verdadeira e Paz duradoura, nada além dEle pode nos trazer isso.

"Que a gente não precise perder a Presença de Deus para valorizá-la, mas que a gente valorize a Presença de Deus para não perdê-la."



Postar um comentário

0 Comentários