Pra quem você conta seus segredos?





Juízes 14
18. Assim, no sétimo dia, antes de anoitecer, os homens da cidade disseram a Sansão: “Que coisa é mais doce do que o mel? E o que é mais forte do que o leão?” Sansão respondeu: – Se vocês não tivessem conversado com a minha mulher, não saberiam agora a resposta.

Apenas nesse versículo vemos alguns erros de Sansão, um deles é a desobediência a Deus por ter se casado com uma mulher que não era do seu povo. O outro erro foi ele ter contado seu segredo para quem não deveria. 

E quem de nós nunca contou algo para alguém que nos final das contas nos arrependemos de ter contado?

Sansão não havia contado nem para seus pais, mas para a sua esposa ele contou. Se há união e confiança, podemos sim contar, o problema é a quem contar. Se a esposa de Sansão tivesse dito a ele a ameaça que havia recebido, acredito que Sansão a teria protegido, mas faltava confiança um no outro. (E um spoiler triste), mesmo tendo contado o segredo dele a quem tinha a ameaçado, depois de alguns dias e após algumas confusões, os mesmos que a haviam ameaçado,cumprem a ameaça, mesmo tendo contado o segredo de Sansão, ou seja, quem revela segredos, infelizmente, sempre tem sua punição, drástica ou não.

Mas então em quem devemos confiar para contar nossos segredos? Devemos avaliar o que realmente é segredo.

Segundo o dicionário, segredo significa:
1, aquilo que a ninguém deve ser revelado; o que é secreto, sigiloso.
2. o que há de mais escondido; o que se oculta à vista e ao conhecimento.

Existem coisas que realmente não devemos ter como segredos, há outras entretanto que são coisas tão particulares que não devem ser ditas a todo mundo para não tornar-se algo público.

Mas então a quem devemos contar? Antes de tudo, Deus em tudo. 

Antes de contar a qualquer pessoa, já contou pra Deus? Mesmo que Ele seja Onipotente (Pode todas as coisas), Onipresente (Está em todo lugar) e Onisciente (Sabe de tudo), ainda assim Ele quer ouvir de nós. 

Mas uma dica válida: quando estiver falando algo secreto com Deus, fale na mente, evite pronunciar com a boca, para que fique somente entre você e Deus.

Mas caso queira contar a mais alguém, verifique o grau de confiança que essa pessoa possui. 

Pense: É confiável? Alguma vez essa pessoa já demonstrou que você pode dar um voto de confiança? Com essa pessoa, você é amigo dele (a) e ele (a) é seu amigo (a)?

 Verifique se há confiança recíproca e amizade também.

Existem coisas que não precisam ser compartilhadas. Lembre-se que suas dores não precisam de plateia.

 Você não precisa se expor, conte a Deus antes de tudo, e verifique na pessoa que quer conversar se realmente é válido contar, para que não sofra consequências ruins.

Que com Deus aprendamos o momento certo para cada coisa, para que não tenhamos que colher frutos ruins das nossas decisões erradas.

 Contar algo particular ou um segredo a alguém, envolve elo de confiança, não é dito a todo mundo. Que sejamos sábios sobre o que contar e a quem contar, mas que aprendamos primeiramente em Deus confiar, e depois, a quem Ele direcionar. 

Mas lembre-se que existem coisas que Ele não precisa nos dizer que não devemos fazer, pois Ele já nos ensinou isso, ou seja, existem coisas que estão visíveis aos nossos olhos.

Que Deus nos ajude a sermos sábios, para que com Ele, saibamos com quem contamos nossos segredos. ♡


Postar um comentário

0 Comentários