Temos nos exercitado em Piedade?


Criança, Menino, O Colete, Linha, O Barco, Barco

1 Timóteo 4.7: mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade.


Quantos de nós temos exercitado a piedade? 


Segundo o dicionário, a piedade é: Demonstração de amor ou afeto pelas coisas religiosas; devoção. Compaixão pelo sofrimento de uma outra pessoa; misericórdia. [Religião] Virtude que possibilita oferecer a Deus o culto que Ele merece.

Podemos até ser pessoas que praticam atividades físicas para proveito corporal, não que isso seja errado, mas no versículo seguinte do livro de 1 Timóteo (Capítulo 4, Versículo 8), Paulo, inspirado pelo Espírito Santo diz que: "Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir."


O problema não está no exercício corporal, mas se estamos nos exercitando na piedade.

Muitas vezes achamos que basta irmos a igreja e sentar no banco, ouvirmos os hinos e a pregação, mas não nos interessamos em prestar um culto devido ao Senhor, outras vezes, achamos que apenas guardar a Palavra só para a gente basta, mas um dos fatores e uma das provas reais de que estamos caminhando para o Céu e que estamos sensíveis a Voz de Deus e que não queremos chegar no Céu sozinhos, queremos que as pessoas também provem dessa Graça, Perdão e Amor que vem de Deus, mas para que isso aconteça, precisamos nos exercitar em piedade.

Quando pensamos em alguém piedoso, logo pensamos em algo pejorativo, que exprime algo desagradável ou de desaprovação, porque por mais que no sentido original da palavra seja de forma correta, as ações exprimidas por pessoas que se dizem ser piedosas, nos faz levar a crer em outras coisas. 


 Deus quer nos ensinar que devemos ser piedosos, mas também quer nos ensinar e nos lembrar de que piedade é um exercício.

Mas por mais que saibamos que o exercício traz inúmeros benefícios, é algo que exige esforço de nós. Exige renúncias de muitas coisas, inclusive o exercício do perdão, do amor e da piedade.


Se demonstramos amor pelas coisas de Deus, demonstraremos amor pelas pessoas, pois Ele ama a todas as pessoas, se buscamos o Seu Reino em primeiro lugar e a Sua justiça (Mt 6:33), amaremos as pessoas e nos exercitaremos em piedade.


Por fim, se sabemos que precisamos nos exercitar em piedade, não esperemos nos exercitar somente no dia que der vontade, pois nem sempre acordamos com vontade de se exercitar, mas ainda assim sabemos que devemos fazer porque precisamos, então, que não esperemos dar vontade de buscar a Deus, busquemos mesmo que não tenhamos, que não esperemos orar quando der vontade, mas "Orarorar e continuar orandoaté começar a orar de verdade" (A. W. Tozer)


 Que não esperemos a vontade de ler a Bíblia, mas lermos ainda assim. E se não der vontade de amar as pessoas, olhemos para Jesus, que nos amou mesmo sabemos das nossas imperfeições e tem paciência conosco.

 Quando o nosso padrão for Cristo, a gente vai entender que se Cristo amou as pessoas, nós também devemos amar.  Com amor, ajuda e respeito.

Se devemos nos exercitar em piedade, que façamos isso diariamente. E que olhemos pra Jesus, Ele é nosso exemplo de piedade e santidade e também  nosso exemplo a ser seguido.


Que Deus nos ajude a sermos piedosos e a continuar a se exercitar em piedade. ❤️



Postar um comentário

0 Comentários