Temos confiado em Deus?




Juizes 7:3
Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Quando eu li essa passagem e Deus me fez ver que dentre um exército de 32 mil homens, 22 mil eram covardes e medrosos, eu fiquei até sem uma certa reação, porque estavam indo para uma guerra se acorvardando e se amedrontando, estavam indo por que haviam sido convocados, mas não porque queriam.

Mas por que o medo e o temor se Deus havia garantido a vitória sobre o exército inimigo? Porque lhes faltava confiança, não em Gideão, mas em Deus.

22 mil homens habilitados para Guerra eram covardes e medrosos, mas será que se Deus fizer uma análise em nós, seríamos achados como um dos 300 ou como um dos 31.700 que embora estivessem ido pra Guerra, ainda assim não concluíram. Uns porque eram covardes e medrosos, e outros porque não passaram pelo teste das águas.

Deus não vai nos dar mais do que podemos suportar, mas Deus também não vai ser omisso com o que fizermos. Deus quer nos abençoar, mas Deus não vai nos dar algo para nos vangloriarmos, Deus sabe e conhece a inclinação de cada ser humano.

Deus apenas não deixou o exército inteiro de Israel ir porque eles se vangloriariam por terem vencido e Deus não divide a Sua Glória com ninguém (Isaías 42:8).

Até com Gideão a fé dele ficou ocilante, mas olha o que Deus fala com ele em Juízes 7. 9-10:
9 E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão. 10 E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Pura ao arraial;

Deus sabia que embora Gideão confiasse nEle, para o ser humano era difícil imaginar que com apenas 300 homens em comparação a exército com inúmeros soldados seria possível vencer a batalha, mas quando  Gideão vai ao acampamento inimigo, ele ouve dois homens conversando sobre um sonho e tendo a interpretação dele, então Gideão sai dali crendo e sabendo da vitória.

O problema não é ter medo, é deixar o medo nos paralisar e não confiar em Deus.

Que não sejamos contados como aqueles que por ser acharem inaptos não foram para a guerra, mas que em Nome de Jesus, sejamos achados como aqueles 300, que passaram pelo teste das águas porque eram vigilantes e eram obedientes, mas que antes de tudo, sabiam que serviam ao Deus Todo Poderoso. 

Acreditaram que a vitória seria deles porque sabiam que independente do quão difícil parecia a situação, eles criam e sabiam que Deus havia garantido que a estratégia de guerra que Ele havia dado daria certo, porque criam e sabiam, assim como nós, que nosso Deus não falha e que não perdeu o controle das situações. ♡



Postar um comentário

0 Comentários