Vivendo na Plenitude da Vontade de Deus


Paisagem, Girassóis, Céu, Nuvens, Torres Elétricas


Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.Colossenses 4:12-13



Pois bem, como viver na plenitude da Vontade de Deus? É o que veremos no decorrer do texto.

O Apóstolo Paulo diz aos irmãos em Colossos, que Epafras, que também era servo de Cristo, combatia sempre por eles em oração. Por enquanto, vamos atentar a isso.
Combater não é fácil, desde a uma luta física até a uma luta espiritual, um combate é sempre marcado por dor, feridas, vitórias e derrotas, o lugar em que nós estamos, define se  vamos sair vitoriosos ou perdedores, e acredite, numa guerra, ninguém quer perder, mas o mais interessante é que o combate de Epafras não era um combate físico, era um combate espiritual. 
E quantos de nós já combatemos ou estamos combatendo por alguém em oração?

Sabemos quem foi Paulo e o que ele representou para o cristianismo, mas Epafras é quase um anônimo pra nós, ele combatia em oração pelos irmãos quando eles nem ao menos sabiam, mas ele tinha consciência que o Céu via ele, ele sabia que Deus via tudo o que ele fazia, ele não teve seu nome citado na Galeria dos Heróis da Fé, mas ele certamente foi um, ele não precisou ter seu nome listado como se fosse necessário aparecer nas muitas Viagens Missionária de Paulo, mas ele sabia que também era um combatente do mesmo Combate que Paulo combatia, sabia que era participante das aflições de Cristo, e de fato, ele não é muito citado, mas ele certamente era citado no Céu e tinha seu nome escrito no Livro da Vida.

Mas ele combatia em Oração por eles por um motivo: Para que fossem conservados firmes, perfeitos e consumados em toda a Vontade de Deus.

Aí que entramos no assunto, viver a Vontade de Deus certamente não é fácil, visto que quase sempre em nada se parece com a nossa, mas não era pra eles viverem ocasionalmente a Vontade de Deus, mas que eles vivessem na plenitude da Vontade dEle, para que vivessem de forma firme, perfeita e consumada, que é o mesmo de completo.

A Bíblia Sagrada diz em Romanos 12:2 que a Vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.

Mas viver essa Vontade não é fácil porque requer de nós renúncia do que queremos para que possamos viver na plenitude da Vontade dEle, acredito que seja por isso que Epafras combatia por eles em oração para que fossem completos em Deus e em Sua Vontade, pois há uma luta diária entre negar a nossa vontade para que vivamos de fato a perfeita Vontade de Deus. Muitas vezes ela não vai se parecer em nada com a nossa, e é aí que vamos ver se estamos de fato firmes, perfeitos e consumados em toda Vontade de Deus.

Que a partir de hoje, façamos assim como Epafras, oremos para que nós, antes de orarmos para os outros, vivamos de maneira sólida com Deus, que o nosso Relacionamento com Ele não se baseie em cumprir a nossa vontade, mas que seja para cumprir a plena Vontade de Deus, e que combatemos em oração para que as pessoas também vivam de maneira plena essa Vontade.

No dia que entendermos que a Vontade de Deus continua sendo boa, agradável e perfeita mesmo que aparentemente não seja, passaremos a descansar quando o "Não" de Deus agora, for o "Sim" de Deus lá na frente, quando o "Espere" dEle agora, for o "Avançe" lá na frente. E entenderemos que na verdade, viver a plenitude da Vontade de Deus nos faz descansar na certeza de que podemos até não entender o porquê de tudo isso, mas que Deus nunca deixou de ter o controle. A nós, cabe orar e confiar, Ele sempre sabe o que faz. 

E que em Deus, aprendamos a Confiar e Descansar.



Postar um comentário

0 Comentários