Renúncia e Santidade


Até onde você renunciaria por amor de Jesus?


“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. – Salmos 119:9”
Sabemos que principalmente para nós jovens, não é nada fácil dizer “não”, quando nossa carne quer gritar “sim”, mas há uma solução. Mas a pergunta que não quer calar: Como podemos manter nossa conduta pura num mundo com tantas atrações e distrações que nos afastam de Deus? Mas o próprio versículo responde: Observando, para que assim vivamos de acordo com a Palavra de Deus.

Costumo dizer que a Bíblia é nosso Manual de Instrução, é onde encontramos as respostas de todas as nossas ininterruptas duvidas, é quando estou em duvida em algo, e peço a orientação de Deus e logo encontro respostas em Sua Palavra. Mas sabe onde erramos? Pois é. Pergunto-te: Quando você está passando mal e compra um remédio para ver se passa, você lê a bula? Ou quando você compra um eletrodoméstico, você lê as instruções? Acredito que não.

 É assim é em nossas vidas, às vezes só corremos para Bíblia quando nos deparamos com os problemas, só procuramos ler a Bula ou o Manual de Instrução quando acontece algo. Mas a Bíblia nos orienta a observar a Palavra de Deus, para que quando os problemas vierem possamos dizer sim ao que deve ser dito sim, e não ao que deve ser dito não. Renunciando tudo o que nos afasta de Deus.

“Viver é o ensaio de uma vida eterna” (Marcela Taís) E como vivemos nossa vida terrena, nos mostra como viveremos nossa Eternidade. Somos comparados a uma árvore e como toda boa árvore temos que produzir frutos, e esses frutos nos mostram que tipo de árvores somos e que tipo de frutos estamos produzindo. Mas não nos esqueçamos: Quando estamos enraizados em Deus, produzimos bons frutos, mas quando não estamos ligados a Fonte, acabamos sendo infrutíferos, e tudo que é feito em Deus deve ser com excelência, afinal, não é para qualquer pessoa.

Observando o exemplo da mulher de Ló, vemos que não basta sair de Sodoma, temos que permitir, com a Ajuda de Deus, tirar Sodoma do coração, ou seja, não basta negarmos o que mundo nos oferece somente com a boca, também temos que dizer não com o nosso coração, e para renunciarmos precisamos ouvir a Voz de Deus, e fazemos isso buscando o que Ele tem para nos dizer por meio da Bíblia, de ministrações, livros, pois o Espírito Santo nos diz o que Ele quer de nós. E quando obedecemos à voz de Deus, outras pessoas, a partir do nosso exemplo, também irão querer se aproximar dEle.

“O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. 2 Samuel 22:31
Para obtermos êxito em nossa Caminhada Cristã, precisamos ter Deus como nosso Escudo. Um escudo serve para proteger, principalmente o nosso coração, a Palavra de Deus diz em Provérbios 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”,  e por isso é tão importante termos Deus como nosso escudo, pois só assim resistiremos e poderemos renunciar, caminhando assim no processo da Santificação.

E sim, é possível um jovem, é possível o cristão se santificar, pois o Espírito Santo nos ajuda nesse processo, nos dizendo e nos ajudando a dizer  “não” quando estamos prestes a dizer o sim, e nos guia em direção a Eternidade com Deus. Mas não nos esqueçamos: “O caminho de Deus é perfeito.”, e vale a pena renunciar tudo o que nos afasta de Deus, porque é muito melhor se afastar do mundo, do que se afastar de Deus. Há uma Eternidade, e por Jesus vale a pena renunciar o que o mundo oferece.

Postar um comentário

0 Comentários